7 dicas de maquiagem de casamento, por Kakau Lopes

maquiagem de casamento

Se você está de casamento marcado, é provável que um dos assuntos que mais causem aflição seja a maquiagem de casamento.

Mas não precisa ser assim. Com autoconhecimento, referências e fazendo testes, é possível ficar linda, confortável e fiel ao seu estilo no grande dia.

Neste post, compartilharei algumas dicas que aprendi trabalhando como maquiadora especialista em noivas. Leia abaixo e compartilhe suas sugestões de maquiagem de casamento nos comentários, caso tenha alguma!

1. Pense em uma maquiagem de casamento que tenha a ver com seu estilo

O casamento é uma data especial, que você precisa aproveitar ao máximo. Além disso, é provável que você vá olhar para as fotos desse dia pelo resto da vida.

Por isso, vale a pena pensar sobre seu estilo e usar aquilo que reflete quem você é. O dia do matrimônio não é uma ocasião para experimentações, como usar batom escuro se você nunca passou antes ou pintar o cabelo de loiro se você sempre foi morena, por exemplo.

Da mesma forma, não vale usar uma tendência só porque todo mundo está fazendo. A ideia é que seu visual nesse dia seja atemporal, e não que pareça datado quando você olhar os registros daqui a um ou dois anos.

Se estiver em dúvida, lembre-se de que o clássico sempre funciona!

 

2. Invista em uma pele bonita

Por falar em clássico, se existe algo atemporal na maquiagem, é uma pele bem feita. Em sua maquiagem de casamento, vale testar antes o tom da base que você vai usar. O ideal é que a base seja aplicada também no pescoço e no colo, para não deixar aquela divisão na qual o rosto fica de uma cor e o pescoço de outra.

O primer é um produto pouco utilizado no dia a dia, mas que na maquiagem de casamento deve ser considerado. Isso porque primer ajuda a preparar a pele para a maquiagem, além de fazê-la durar mais. Afinal, entre cerimônia e festa, é provável que a celebração dure por horas.

Invista em um contorno suave, para devolver as formas ao rosto, sempre esfumando bem. Por fim, reflita se é necessário usar pó compacto, que pode ser desastroso em fotos.

 

3. Lembre-se do iluminador

Se você deseja adicionar algo a mais à sua maquiagem, como um elemento que não usa no dia a dia, o iluminador pode ser uma dica. Ele garante um brilho que vem “de dentro”, deixando sua pele naturalmente iluminada e digna do tapete vermelho.

O produto pode ser encontrado em vários formatos: líquido, em pó, cremoso. Decidir qual você vai usar depende do tipo da sua pele e do efeito final que deseja. A textura líquida é ideal para quem tem pele seca, enquanto a versão em pó cai bem em peles oleosas.

Já o iluminador cremoso, apesar de indicado para peles mistas, é um coringa: uma vez que se mistura aos outros produtos, como a base, ele garante um visual bem natural.

 

4. Use cílios postiços que combinem com você

Uma forma de fazer um visual festivo sem abrir mão do seu estilo são os cílios postiços. Eles estão disponíveis em uma infinidade de tamanhos e cores, do mais discreto ao mais chamativo. Além disso, é possível cortá-los e adaptá-los ao tamanho e ao formato do seu olho na hora da aplicação.

Para quem quer levantar o olhar, mas sem um efeito muito dramático, os postiços também podem ser aplicados somente em uma área do olho, como no canto externo. As versões vendidas em tufos facilitam esse trabalho.

Provavelmente seu maquiador sabe disso, mas não esqueça de passar máscara de cílios depois de colar os postiços, para uni-los aos cílios naturais.

Colá-los depois de ter feito a maquiagem do olho também é uma boa dica, pois o volume dos fios atrapalha a aplicação da sombra e de outros produtos.

 

5. O equilíbrio entre olhos e boca é importante

Você não precisa usar batom neutro e olho esfumado só porque essa é a maquiagem clássica de casamento. Também é possível usar batom escuro, se esse for seu estilo e você se sentir confortável assim.

Mas, para o visual não ficar carregado, vale fazer um contraponto entre olhos e boca, escolhendo um dos dois para ser o foco da maquiagem de casamento. O “olho tudo, boca nada” já é bem conhecido, assim como a maquiagem com batom chamativo que é discreta nos olhos.

E, além do nude e do vibrante, existem ainda os tons intermediários, que fazem bastante sucesso entre as noivas. Dentre os da minha linha de batons, por exemplo, os preferidos por elas são o Angel, um rosa delicado, e o Blessed, um lilás discreto.

Quando idealizei os batons, pensei em fazê-los com tecnologia de longa duração, mas que também hidrata os lábios, prevenindo o craquelado. Acredito que a textura hidramatte é ideal para noivas, pois garante que a cor dure por toda a festa, sem desconforto.

Usar gloss por cima do batom ou diretamente sobre os lábios pode ser uma maneira de adicionar um brilho extra à sua maquiagem de casamento.

Vale pensar para qual parte do seu rosto você deseja chamar mais atenção ou com qual visual você se sente mais confortável. Se usar delineador ou batom vibrante já é sua marca registrada em outras ocasiões, por que não levar esses elementos para sua maquiagem de casamento também? 

 

6.  Pense em maquiagem, cabelo e vestido de forma integrada

Quando for pensar em sua maquiagem, lembre-se do seu vestido e cabelo. Se o seu penteado for mais simples, vale fazer uma maquiagem mais elaborada para complementar, por exemplo. Os acessórios também devem entrar nessa equação.

Já se você for usar um vestido glamouroso, o visual pede uma maquiagem com pele perfeita para ficar a altura. Por outro lado, se a sua festa for na praia ou no campo, ou uma celebração diurna, a maquiagem de casamento pode ser mais leve.

É importante procurar referências — a internet está cheia delas! — de outras noivas para se inspirar. Na hora da pesquisa, pode ajudar se você pesquisar pessoas com um tipo físico parecido, ou que moram em regiões de clima similar. Você pode gostar muito da maquiagem de casamento de uma noiva que casou em um lugar gelado, mas seria difícil reproduzi-lo no calor, digamos, do Rio de Janeiro, certo?

 

7. Teste tudo antes do grande dia!

No espaço de beleza Lutt & Kakau Lopes, sempre fazemos testes de maquiagem e de penteado para deixar a noiva segura e tranquila em seu grande dia.

Na hora do teste, levar suas referências — aquelas que recomendei pesquisar no item acima — também ajuda muito o trabalho do maquiador e do cabeleireiro, que terão uma ideia visual do que você quer. Dar apenas referências verbais é problemático, pois abre margem para interpretações incorretas.

E, se você mora em Belo Horizonte e procura o lugar ideal para ficar linda para o seu casamento, não deixe de conhecer meu espaço de beleza. Minha equipe oferece serviços completos para noivas, incluindo dia da noiva com convidadas, testes de maquiagem e penteado, dentre outros.

E aí, gostou do post?

Deixe seu comentário e boa festa!

Posted on 26/10/2017 in Noivas

Share the Story

About the Author

Advogada por formação, maquiadora por paixão!
Sócia na empresa Lutt & Kakau Lopes – Beauty Space.

Sigam nosso Instagram: @equipekakaulopes http://www.equipekakaulopes.com.br/blog

Google+
Back to Top